Casos confirmados da COVID-19 em Júlio Borges

Data de Publicação: 14/05/2020

Casos confirmados da COVID-19 em Júlio Borges

A Secretaria Municipal de Saúde de Júlio Borges vem através deste esclarecer a população sobre a notificação, pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Piauí - SESAPI, no dia 13 de maio, de um caso confirmado da COVID-19 no município. Trata-se de um homem de 76 anos, com quadro inicial de trombose extensa em perna direita associada a anemia profunda, com necessidade de transfusão sanguínea, sem qualquer sintoma gripal ou respiratório, ocasião em que necessitou ser encaminhado para o Hospital Tibério Nunes, na cidade de Floriano, no dia 30 de abril, onde permaneceu internado durante 13 dias vindo a óbito no dia 12 de maio.

De acordo com o filho, que esteve com o paciente durante o período de internação, foi realizado no dia 09 de maio um teste rápido para a COVID-19, onde o resultado foi negativo e em seguida foi realizado o RT-PCR, divulgado ontem pela SESAPI com resultado positivo.

Caso semelhante aconteceu com o primeiro caso confirmado no município, há 12 dias, onde um homem de 69 anos foi encaminhado com problemas cardíacos, renais e hepáticos para o mesmo Hospital em Floriano, onde permaneceu internado por 13 dias vindo a óbito no dia 28 de abril. Ambos os casos foram encaminhados sem suspeitas da COVID-19, e após um período de internação no Hospital Tibério Nunes, começaram apresentar sintomas característicos da doença onde os pacientes foram a óbito.

Diante dos quadros clínicos graves dos pacientes e da piora súbita com surgimento de problemas respiratórios já vários dias transcorridos de internação, não está descartada a hipótese de contaminação por COVID-19 em ambiente hospitalar, sendo necessária investigação por parte do Hospital para esclarecer esses óbitos e evitar que novos casos se repitam.

A Secretaria de Saúde de Júlio Borges realizou testes rápidos nos acompanhantes do paciente, onde um testou positivo e o mesmo encontra-se assintomático, em quarentena domiciliar. Não há outros casos suspeitos (pacientes sintomáticos), e até o momento, não há suspeita de infecção comunitária no município, que se mantém empenhado no monitoramento dos contactantes dos casos positivos e em fazer valer as medidas de contenção e prevenção do novo coronavirus, sem se eximir de sua responsabilidade, mas no anseio de melhor esclarecer os primeiros casos relatados em Júlio Borges.

As medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde estão sendo adotadas pelo município, graças ao trabalho dos Profissionais de Saúde que desempenham um papel fundamental na linha de frente no enfrentamento da COVID-19 em parceria com a Polícia Militar.

Essa é a realidade!

José Abgail