SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a JULIO BORGES/PI

História

JÚLIO BORGES PIAUÍ

O CANTINHO MAIS AMADO DO BRASIL

...

O Cantinho Mais Amado Do Brasil

Júlio Borges Piauí - PI Histórico Júlio Borges começou a se formar perto do riacho Grande onde o primeiro habitante foi um lavrador de nome João Moisés que lá se instalou com sua família e se dedicou à agricultura, principalmente à plantação de cana-de-açúcar, e à criação de gado, caprinos e suínos.

Em 1910 com as enchentes do riacho, ao abaixar das águas, ficaram grandes quantidades de lama, supõe-se que daí surgiu o nome Lameirão.

Em 1926 foram chegando aqui novos habitantes que se agruparam em forma de povoado que mais tarde recebeu o nome de povoado Lameirão.

Em 26 de janeiro de 1994 o município foi criado pela lei estadual nº 4680, recebendo o nome de Júlio Borges devido ser este um ilustre político que muito contribuiu para o desenvolvimento deste município.

Gentílico: julio borgense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Júlio Borges pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 05-10-1989, regulamentado pela lei estadual nº 4680, de 26-01-1994, desmembrado de Curimatá.

Sede no atual distrito de Júlio Borges ex-povoado de Lameirão.

Constituído do distrito sede.

Instalado em 01-01-1997 .

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.